Thursday, October 24, 2013

Elogios

Uma vez li esse texto sobre como conversar com meninas, e uma coisa que sempre, sempre, sempre me incomodou muito, não só com meninas, mas com mulheres e garotas, era que o principal elogio que alguem do sexo feminino poderia receber era sobre sua beleza.

Eu tenho várias lembranças de adultos reprimindo meu feminismo desde cedo, assim como tenho lembranças de bons exemplos. Mas subversiva era uma palavra boa para me descrever. Eu sentava de perna aberta, não penteava o cabelo e andava descalça. Heck, eu ainda ando descalça!

E outra coisa que eu sempre fui, e muito, é observadora. Eu sou parte wallflower, parte humana. Então para as minhas amigas que eram mais dentro da normalidade de um padrão sexista, tudo que importava era se eram: Bonitas, comportadas e recatadas.

Coisas como a mãe que na formatura só conseguia elogiar a filha de linda, a cantora de rock que não valia nada porque era gorda, logo não se cuidava (Além de ser um péssimo exemplo, imagine nossas filhas e mulheres aprendendo que elas podem ser gordas??). A menina que tudo que fazia alguma amiga falava "mas assim é que você não vai conquistar fulano mesmo!" Fuck it! Ele que me conquiste. Conversas em grupos de meninas que giravam apenas em torno de maquiagem, cabelos, depilação, sutiãs, dietas... E as conversas no grupos dos meninos, música, jogos, RPG, ciência. Afinal, menino não tem que se preocupar com o cabelo, ele PODE passar a sua pré adolescência sendo uma criança normal, não uma mini barbie. E eu nem vou começar a falar sobre as cobranças familiares

No meio de toda essa bagunça de pré adolescência, de outras meninas pegarem nos meus peitos porque "achei que você tava sem sutiã, ainda bem, tomou jeito hein!", eu tinha algumas amigas que meio que tocavam o foda-se. Uma vez me lembro de estar em casa e uma delas tinha acabado de tomar banho. Quando ela saiu do chuveiro, disse "eu li na capricho que você tem que se secar com delicadeza pra não estragar a pele, assim..." e eu pensei "Você não!" e ela "... DANE-SE!" e se secou COMO UMA PESSOA NORMAL!!!! Caso contrário, eu teria me jogado da ponte.

Somos ensinadas desde crianças que todos esses cuidados e, foda-se, frescuras são para nós mesmas! Pra gente se sentir bem, bonita, limpa e perfumada. Mas isso é uma mentira. Tudo que uma mulher faz ou que esperam que ela faça é para alguém: Família, marido, namorado, filhos...

Somos eternamente cobradas e os elogios reforçam o que devemos ser: Lindas, comportadas, de voz calma, recadas, magras. O contrário são praticamente xingamentos, mas só pras mulheres, tá?

Queria ver se a mãe do ganhador do nobel da paz o chama de lindo para parabenizar pelo prêmio. Eu duvido.

No comments:

Post a Comment