Sunday, September 15, 2013

Voz e ocupação de espaços

Recentemente me envolvi mais do que antes com movimentos sociais. Isso aconteceu com o boom de manifestações de junho/julho e várias coisas chamaram a atenção: militantes antigas, mães de amigos meus, falando que sempre viram pautas feministas e LGBTTT postas de escanteio em meio a outras lutas, uma coisas que as deixava meio desanimadas com os movimentos sociais; A falta de abertura pra mulheres em assembleias, passeatas e manifestações: os megafones e palavras de ordem eram sempre de homens, muito raramente de mulheres, meio que refletindo a sociedade em si.
Eis que me deparei com esse movimento: Levante Popular da Juventude, e o que me chamou a atenção logo de cara foi uma das suas logos, muito usada, presente em várias fotos, levantada em várias bandeiras:



É um pequeno detalhe, mas nem preciso entrar no site do movimento pra saber se ele tem pautas feministas.

Wednesday, September 11, 2013

Fui convidada a escrever aqui, em princípio pensei será que eu sou feminista o suficiente?
A resposta é: não sei!

Mas a cada dia que passa vejo como um dia eu já estive do lado de lá e como isso não me representa mais...

A cada dia que passa tenho mais vontade de esfregar na cara desta sociedade machista que, nós mulheres podemos e conseguimos fazer o que quisermos!

Acho que conforme vamos crescendo temos algumas opções  e uma delas é aceitar ou não o "papel" que os outros acham que as mulheres têm na sociedade. Eu resolvi que eu fui criada para ser aquilo que eu quiser. E com a minha pouca experiência percebo que o feminismo pode me fazer ir mais além...

Espero poder trocar experiências e aprendizados,
Por um mundo melhor, por um mundo igualitário,
Por um mundo em que as pessoas sejam consideradas pelos seus adjetivos e não pelo gênero!

~
Le Pink Panther

Monday, September 9, 2013

Introspec - oque?



Há algum tempo que queria fazer um blog sobre feminismo, especialmente sobre como a minha jornada feminista tem me libertado. Queria compartilhar como cada texto lido abre portas na minha mente, trás lembranças, explicas coisas ocorridas no meu passado que na época eu não soube explicar e que agora me enche de raiva, alivio ou indignação.

Por isso pensei na palava introspectivo: como o feminismo afeta a mim mesma, minhas experiências, o feminismo dentro de mim.

Espero que gostem dos textos.

Talvez eu convide uma amiga ou outra para participar do blog, e, como uma boa introspectiva, pretendo ficar no anonimato :)

~
Lady Violet